Como engajar as crianças nas atividades físicas?

Kids

08/09/2014

*Por Michelle Stracke, Master Trainer Bodytech

A infância é marcada pelo desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psíquico, social, emocional e intelectual. Logo, os pais devem estar atentos às rotinas dos filhos.

Atualmente, um dos maiores desafios que eles enfrentam é tentar vencer a disputa entre atividade física e tecnologia. Como convencer a criança que praticar esportes é mais importante que a TV e o videogame?

Leia abaixo algumas dicas para pais e professores engajarem os baixinhos nas atividades físicas:

1) Incentivo da família
Nos primeiros anos de vida, atividades como natação e estimulação psicomotora trazem grandes benefícios aos pequenos. Leve seu filho para assistir a uma aula, fale bem da atividade, diga como ele ficará forte ao praticá-la e que ganhará muitos amigos. Quando a criança sente que seus pais confiam e incentivam uma nova experiência, ela tende a aceitar tudo mais positivamente!

2) Identificação das atividades de que seus filhos mais gostam
Observe de qual atividade física a criança gosta mais ou aquela em que tem mais facilidade: balé, judô, futebol, ginástica... O importante é que a modalidade deve ser vista como um prazer e não uma obrigação. Informe-se mais sobre as atividades que a Bodytech oferece e incentive seu filho a experimentá-las.

3) Envolvimento dos pais
Participe das conquistas de seu filho e informe-se com o professor sobre o desempenho dele na atividade. A criança percebe quando está agradando aos outros com seus esforços e atitudes. Além disso, quando ela se julga mais competente nas habilidades motoras fundamentais, ela pratica mais atividades físicas do que aquela que acredita ser pouco habilidosa. Essa atitude motivacional influencia bastante no seu engajamento!

4) Missão dos professores
Para os professores, manter as crianças atraídas pela atividade é sempre um desafio! A ele cabe conhecer e identificar gostos, comportamentos e habilidades para prender a atenção delas. Este objetivo só será alcançado por meio de instruções, demonstrações e orientações que as envolvam na atividade. Essas estratégias poderão facilitar muito o engajamento em uma atividade e em hábitos saudáveis que poderão ser mantidos pelo resto da vida.

A criança é como uma esponja e absorve aquilo que está a sua volta. Nada como um bom exemplo dos pais e dos professores para levá-las por um caminho saudável!

MENSAGEM_CONFIRMACAO