Nutrição

28/01/2016

*Por Cristiane Macedo, nutricionista Bodytech Barra - Península O2 e Barra - Praia Posto 6 (Rio de Janeiro)

O verão está aí, e com ele, é importante aumentar o consumo dos alimentos fotoprotetores. A exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol promove graves alterações cutâneas, como envelhecimento precoce, doenças de pele e até mesmo câncer. Com isso, além do uso de fotoprotetores externos, como o protetor solar, devemos também utilizar os fotoprotetores internos, que são uma excelente opção para minimizar ou até mesmo combater os efeitos nocivos da exposição solar. 

Assim como ocorre com qualquer outra parte do nosso corpo, a pele depende de um fornecimento correto de componentes nutricionais, até mesmo para sua hidratação e proteção.

Mas uma pele hidratada também irá amenizar os danos solares. Conheça alguns nutrientes fotoprotetores e saiba onde encontra-los: 
- Vitamina A e Betacaroteno: combatem radicais livres e envelhecimento precoce, sendo responsáveis pela regeneração da pele. Algumas fontes são mamão, damasco, abóbora, cenoura, vegetais verde-escuro, manga, tomate, goiaba, melão, pêssego, frutas vermelhas.

- Vitamina E: tem capacidade de impedir a propagação das reações em cadeia e tem sua eficácia antioxidante comprovada na prevenção de fotoenvelhecimento da pele. Algumas fontes: semente de girassol, ovos, nozes, vegetais verde-escuro, castanhas.

- Vitamina C: participa de diversos processos metabólicos, entre eles a formação de colágeno. Como a exposição solar atua na desestruturação das fibras colágenas e elásticas, a vitamina C tem papel fundamental na fotoproteção. Algumas fontes: vegetais verde-escuro e frutas cítricas como, por exemplo, acerola, limão, caju, kiwi, laranja...

- Flavonoides: alimentos ricos em flavonoides, como o cacau, podem fornecer fotoproteção, aumento do fluxo sanguíneo dos tecidos cutâneos e subcutâneos, aumento na densidade e na hidratação da pele.

- Chá verde: auxilia a neutralizar as alterações causadas pela exposição ao sol. Lembrando que hipertensos devem ter cuidado, já que o chá verde pode aumentar a pressão.

- Ômega 3: ajuda a minimizar as rugas e linhas de expressão. Algumas fontes: sardinha, arenque, atum, cavala, salmão, linhaça.

Procure sempre um profissional da área para lhe ajudar antes de incluir alguns alimentos no seu dia a dia.

MENSAGEM_CONFIRMACAO