Kids

21/10/2016

*Por Rafaela Cruz Russo Gorky, instrutora Acqua e Kids das BT Savassi e BT Belvedere (Belo Horizonte)

A aula de Habilidades Motoras, como o próprio nome já diz, trabalha e desenvolve as habilidades motoras manipulativas, locomotoras e de estabilização. Ela tem o objetivo de fazer a criança vivenciar experiências motoras que, no futuro, permitirão que ela se torne um adolescente ou adulto com mais facilidade de realizar qualquer atividade ou esporte.

O que significam Habilidades Motoras?

A definição do termo “habilidades motoras” é mais abrangente, pois está associado a outros conceitos, como capacidade, agilidade e controle motor. Para melhor entender seu significado, precisamos definir antes os conceitos de "Habilidade" e de "Desenvolvimento Motor".

Segundo o dicionário, habilidade pode ser definida como "aptidão, destreza, disposição para alguma coisa". Ou seja, está diretamente relacionada a uma tarefa com um objetivo específico a ser atingido.

O desenvolvimento motor pode ser definido como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade. Durante esse processo, o indivíduo passará de movimentos simples e sem habilidades para movimentos complexos e com habilidades motoras organizadas. Resumindo, o processo de desenvolvimento motor está associado às alterações no comportamento motor ao longo da vida.

Logo, “habilidades motoras” poderiam ser definidas como um movimento voluntário do corpo e/ou membros para atingir um objetivo específico. O indivíduo necessita ter variadas aptidões, que podemos chamar de coordenação motora, para ser capaz de executar estas habilidades.

Habilidades Motoras

Aprender brincando: como funciona a aula de Habilidades? O que ela trabalha?

Já sabemos que a definição do nome da aula está relacionada ao desenvolvimento motor, o qual começa a partir do momento em que nascemos e só termina com a nossa morte. Entretanto, é na infância que devemos trabalhá-lo com maior afinco. Quando somos crianças (de 1 ano até 6 ou 7 anos mais especificamente), desenvolvemos habilidades motoras fundamentais, que servirão de base para que possamos desenvolver habilidades específicas no futuro

Naturalmente, os pequenos gostam de se mover e brincar, por isso a aula tem um aspecto lúdico. Assim, ela se torna divertida e prazerosa para eles, que aprendem e aprimoram o desenvolvimento motor brincando.

As aulas são para crianças a partir de 3 anos de idade e são divididas por faixa etária, já que o processo de desenvolvimento motor é apresentado por meio de três fases: fase dos movimentos reflexos, fase dos movimentos rudimentares e fase dos movimentos fundamentais especializados. Cada uma delas corresponde a uma idade cronológica diferente. Por isso, é importante respeitar a idade de acordo com a turminha da criança.

Nas aulas, os instrutores desenvolvem as habilidades motoras fundamentais de forma lúdica, seguindo padrões interativos de coordenação e de capacidades coordenativas. Em outras palavras, o trabalho é realizado de diversas formas: caminhada, corridas de diversos tipos, galopes, salto de uma superfície mais alta, salto vertical, salto horizontal, salto com um pé, saltito, rolamentos etc. Saber arremessar e lançar objetos, saber receber e agarrar objetos, de uma forma geral, representa o controle e domínio de membros superiores e inferiores. Além desses aspectos, os instrutores também estimulam as capacidades coordenativas de diferenciação, reação, ritmo, equilíbrio, orientação espacial, entre outras.

Tudo isso é essencial para que a criança consiga realizar diferentes esportes, jogos e outras atividades de lazer no futuro. Vamos usar como exemplo, para melhor compreensão, um jogador de vôlei: ele precisa correr, saltar, arremessar, receber, esquivar-se e muitas outras coisas. Se começamos, na infância, o desenvolvimento dessas habilidades fundamentais que um jogador de vôlei precisa ter, sem dúvida, quando se tornar um adolescente ou adulto, esse indivíduo terá mais facilidade para aprender os outros movimentos específicos do vôlei.

Sendo assim, podemos dizer que a aula de Habilidades Motoras prepara a criança para a vida, tudo o que ela aprende hoje poderá utilizar no futuro, da forma como quiser. Seja praticando vôlei, futebol, ginástica artística ou qualquer outro esporte; seja para jogos e atividades de lazer do dia a dia.

Mas e os dias atuais? Quais seriam os ganhos da frequência nas aulas de Habilidades Motoras para o meu filho hoje?

Sabemos que praticar atividade física na infância acarreta inúmeros benefícios para a saúde. Diversos estudos mostram que a prática de exercícios adequados para a criança desenvolvem melhoria das capacidades físicas e das capacidades coordenativas, previnem obesidade, auxiliam no incremento de massa óssea, além de ajudar no crescimento e desenvolvimento da criança. Além desses ganhos no aspecto físico, a criança também desenvolve melhorias no aspecto psicológico, como a melhora da autoestima, do comportamento na sociedade e da resolução de conflitos.

Crianças que praticam atividades físicas normalmente são mais organizadas e disciplinadas do que as que não praticam. Obviamente, o exercício que mais trará benefícios para a criança tanto psicologicamente quanto fisicamente será o que trouxer mais prazer e alegria para ela. Por isso, aproveite e traga seu filho para a aula de Habilidades Motoras, que é lúdica e prazerosa, para acarretar todos esses ganhos a ele.

As aulas de Habilidades Motoras estão disponíveis em:

- Eldorado
- Market Place
- Granja Vianna
- Campinas
- Vila Olímpia
- Ribeirão Preto
- Savassi
- Belvedere
- Vila Velha
- Salvador
- Marista
- São Luis
- Recife
- Belém
- Teresina
- Icaraí
- Natal

MENSAGEM_CONFIRMACAO