Nutrição

19/12/2016

*Por Gabriel Alvarenga, nutricionista consultor Bodytech

“Sair da dieta nas ceias de fim de ano engorda?” é uma pergunta muito comum nesta época do ano! Pois saiba que “pisar na bola” em uma ou duas refeições por final de semana não faz tanta diferença, se na maior parte do tempo fizermos boas escolhas.

Mas, se você se preocupa em manter uma boa alimentação até nas refeições de fim de ano, veja as dicas abaixo para ajudar nas suas escolhas:
APOSTE! listamos alimentos mais saudáveis, mas nem sempre pouco calóricos:
- Peru, chester e lombinho: são carnes com pouca gordura, colesterol e baixo teor calórico, mesmo o lombinho, apesar de suíno.
- Bacalhau: rico em ômega 3 e baixíssimo teor calórico. O problema é o modo de preparo, que, às vezes, “engorda” bastante o prato...
- Castanhas, amêndoas e nozes: são ricas em vitamina E, minerais e gorduras insaturadas saudáveis, como ômega 3, mas também são bem calóricas. Não abuse.
- Lentilhas: têm baixo índice glicêmico e são ricas em proteínas, potássio e ferro.
- Frutas secas: mantêm boa parte das propriedades das frutas frescas, como as fibras e minerais. Só não pode ficar beliscando, pois têm médio valor calórico.

EVITE! alimentos bem calóricos (e nem sempre muito “amigos” do coração):
- Farofa de bacon ou de ovos: ricas em gordura saturada, especialmente a de bacon. Médio teor calórico, dependendo do cozinheiro, claro.
- Pernil e tender: possuem teor de gordura saturado elevado e são carnes um pouco mais calóricas.
- Fios de ovos: alta concentração de gordura, colesterol e açúcar e alto valor calórico. Nada amigo dos diabéticos.
- Panetone e rabanada: ambos contêm farinha branca, alto índice glicêmico, bastante açúcar e gordura saturada, especialmente a rabanada, que além de tudo é frita. Nada amigos dos diabéticos também.
- Vinho tinto: são 140kcal por taça. Mas, enquanto não houver excesso, possui propriedades saudáveis e protetoras do coração.

MENSAGEM_CONFIRMACAO