Lifestyle

03/01/2017

*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista

Com o início do ano, que tal incluir uma meta diferente na sua lista de resoluções para o Ano Novo? Que tal correr sua 1ª meia maratona em 2017?

Pra quem já corre essa distância, ótimo, vou te dar uma lista de opções de provas no Rio de Janeiro e São Paulo, o ano está recheado de novas opções de corridas de 21km.

Pra quem nunca correu 21 km, mas pratica o exercício com alguma regularidade, já corre seus 5 ou 10km, que tal encarar esse desafio? Se parece impossível à primeira vista, saiba que a meia maratona é uma distância factível para a maioria das pessoas. Muita gente que corre, inclusive maratonas, tem a meia maratona como distância preferida, pois é uma prova que dá pra treinar e completar sem os grandes sacrifícios que uma maratona exige.

Pra quem já corre distâncias menores, o ideal é começar a se preparar uns três meses antes. Para sua 1ª meia maratona, o objetivo tem que ser completar a distância chegando inteiro, sem se machucar nem chegar “morrendo”, o que tornaria seus dias seguintes bem dolorosos.

Para isso, é importante que o treino do fim de semana seja mais longo que os demais, com uma distância crescente a cada semana (e, de vez em quando, com um intervalo de descanso para o corpo se recuperar do aumento de carga).

Idealmente, você deve chegar a correr de 15 a 17 km em seus treinos mais longos antes da prova, de preferência mais de uma vez, para o corpo se acostumar com a distância e sofrer menos no dia da prova.

Um exemplo de como seriam os treinos longos antes de uma meia maratona para alguém que já corre de 5 a 10km com certa facilidade está na tabela abaixo! O profissional de educação física Marcelo Tavares concorda e acrescenta que a proposta de treino abaixo é coerente, desde que o aluno/atleta já corra 10km e fique superconfortável com essa distância.

Preparação para a meia maratona

Abaixo, listei 11 opções de provas de 21km que vão acontecer no Rio e em São Paulo ao longo de 2017.

Lista Meia Maratona 2017

A sensação de realização após completar a 1ª meia é incrível! Se você gosta de correr, recomendo buscar essa marca para o seu currículo. E aí, se animou? Escolha a sua prova e bons treinos!

*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já correu 8 Maratonas, 12 Meias entre outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a Revista Contra-Relógio e no blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram - @rodrigo21fev79  e no Twitter - @rdlucchesi.

MENSAGEM_CONFIRMACAO