Nutrição

03/01/2017

*Gabriel Alvarenga, nutricionista consultor Bodytech

Todos nós fazemos aquelas promessas de fim de ano. Se uma das suas foi cuidar melhor da alimentação e da saúde em 2017, algumas dicas para não “furar” seu projeto:

1) Comece pequeno: em vez de planejar perder 15kg, trace metas realistas e não muito distantes. Ao alcançá-las, estabeleça um novo objetivo.
2) Busque uma motivação (a mais importante delas sempre deve ser a saúde): pense que em 20 ou 30 anos sua qualidade de vida irá depender do que você fizer por si mesmo agora, em 2017. No entanto, outras fontes de motivação podem ser interessantes, como uma festa que se aproxima, um vestido que você queira usar, uma viagem esportiva, um relacionamento novo etc.
3) Organize-se! Muitas pessoas se alimentam mal simplesmente por não comprarem os alimentos saudáveis (e acabam comendo o que é mais prático).

Lembre-se que para estar/entrar em forma não requer apenas dieta, mas uma mudança de comportamento. Essa combinação ajuda a alcançar os objetivos e a mantê-los. É importante que a reeducação alimentar seja para toda a vida, a não ser que você queira voltar sempre à estaca a zero. Algumas dicas práticas:
* Antes de comer algo que sabe não ser o mais indicado, pense: “vale a pena?” Muitas vezes perceberá que a resposta é “não”. Mas, se houver uma recaída, não pense: “Já estou saindo da linha, então vou logo chutar o balde”! Negativo, controle-se!
* Se acontecer de sair da dieta vários dias seguidos, afaste o pensamento “Estraguei tudo, desisto!”. Mesmo que tenha perdido o foco, sempre há tempo de retomar! Não abandone a saúde. Só não demore muito para a retomada, ou o trabalho vai ser maior depois.
* Não tenha em casa estoques de alimentos que devem ser evitados, como doces, bombons, potes de sorvete etc. Se não os tiver em casa será mais fácil evitá-los! Compre a quantidade para comer apenas uma vez, por exemplo, 1 picolé, 1 barra pequena de chocolate etc.
* Não faça as compras com fome. Faça uma refeição antes.

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