Nutrição

13/04/2017

*Por Luana Rocha, Coordenadora de Nutrição da Bodytech Company

A perdição de muitos está em alta esta semana! Com a chegada da Páscoa não se fala em outra coisa. Ovo de páscoa, amigo doce, barra de chocolate, bombons... Isso sem falar nas variações: branco, ao leite e amargo! Cada um com sua composição:

• chocolate branco: não possui a massa do cacau na composição, o que impede a coloração escura. É a opção mais doce, mais cremosa, mas também com mais gordura. Ingredientes: manteiga de cacau, açúcar e leite.

• chocolate amargo: possui a maior concentração de cacau e baixa quantidade de açúcar, constituindo o sabor amargo. Não tem leite na composição e por isso é o mais escuro deles. Ingredientes: massa de cacau, açúcar e baunilha.

• chocolate ao leite: o mais tradicional e que agrada o maior número de pessoas, sendo o mais consumido no Brasil. Normalmente tem entre 30-40% de cacau na sua composição. Ingredientes: leite, açúcar e massa de cacau.

O cacau é uma semente rica em flavanóis que promovem uma série de efeitos benéficos ao nosso corpo: aumento dos níveis de óxido nítrico (considerado um dos principais combustíveis para a saúde dos nossos vasos sanguíneos); redução da agregação das plaquetas; aumento dos níveis do HDL (colesterol bom); antioxidantes (neutraliza radicais livres); e redução de marcadores de inflamação. Assim, o chocolate tem sido aclamado como um alimento que traz benefícios à saúde, mas graças à presença de cacau. Portanto, a dica para a Páscoa é consumir chocolate com pelo menos 75% de cacau ou aproveitar esta receita para matar a vontade sem culpa!

E para os que não podem consumir o chocolate, outras opções são a alfarroba e os “doces fits” à base de cacau e adoçantes naturais, como a tâmara e frutas secas, ou mesmo os culinários estévia e xilitol. Lembrando que, se a restrição for devido ao leite, ainda assim o amargo pode ser consumido! Leia o rótulo e consuma com moderação.

Creme de cacau
Ingredientes:
15 unidades de castanha de caju
250 ml de leite de arroz
½ xícara de cacau em pó sem açúcar
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador até obter consistência de mousse.
Coloque em recipientes pequenos e tampados na geladeira por 2 horas.
Sirva gelado.

MENSAGEM_CONFIRMACAO