Lifestyle

10/05/2017

*Por Karina Vela, atleta e apresentadora

Depois de muitas reclamações dos atletas em relação à qualidade da água, além de ondas muito inconstantes, o Campeonato Mundial de Surf, etapa Brasil, (link aqui) foi transferido da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para Saquarema. Fazia 15 anos que o local não recebia atletas top de linha em uma competição, e a escolha do lugar não foi por acaso.

Saquarema é considerado o lugar com as ondas mais potentes do Brasil e foi apelidada carinhosamente de Maracanã pelos surfistas brasileiros. Parte da Região dos Lagos, muitas vezes passa despercebida pelos turistas que acabam passando férias em Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. O local tem uma estrutura grande, com restaurantes e pousadas para todos os gostos. Há muitas praias e uma lagoa incrível que desemboca no mar, além de cachoeiras.

Se você quer curtir Saquarema, confira algumas dicas:

- Praia da Vila: é a mais agitada, onde estão os bares e restaurantes;

- Prainha: considerada uma das mais bonitas de Saquarema;

- Praia de Vilatur: bem calma e sossegada, indicada para famílias;

- Massambaba: a praia faz parte de uma reserva ambiental e tem mais ou menos 11km de areia fina e água clara. Ideal para os amantes de ecoturismo!

Quase todas as praias têm ondas, e em Itaúna você pode ver ondas de até 3 metros. É lá que está rolando o campeonato.

Eu adoro mar, mas sempre acho cachoeira revigorante então, para mim, não dá para deixar de visitar a Cachoeira Serra do Contador, um complexo de seis cachoeiras em meio a montanhas e à mata intocada. O acesso a elas é feito por trilhas curtas de nível moderado – fui sozinha mas sempre indico ir com guia. Na primeira delas, é possível chegar bem pertinho de carro.

Já a lagoa de Saquarema tem 17 km e desemboca no mar. Para quem quer fazer um bom exercício, remar de stand up é uma ótima pedida. É importante prestar atenção no horário das marés, porque você pode ter dificuldades para voltar de onde partiu, caso pegue correnteza contrária ao seu destino. Eu adoro, mas é preciso ter força pra vencer as águas.

Então, se você quer ver os melhores surfistas do mundo de perto e ainda conhecer um lugar lindo, o momento é esse. Agora, para quem não gosta de tumulto, o ideal é não ir para Saquarema entre os dias 9 e 20 de maio, quando rola o World Surf League (WSL), o Campeonato Mundial de Surf.

Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, é artista plástica, multiatleta e viaja o mundo como apresentadora do Canal Off.

MENSAGEM_CONFIRMACAO