Conheça lista de lanches que não são tão saudáveis quanto você pensa

Nutrição

19/05/2017

*Por Luana Rocha, Coordenadora da BT Nutrition

Você comeu iogurte e granola no café da manhã, preparou uma salada de frango grelhado com molho para o almoço, comeu uma barra de proteína como lanche da tarde e encerrou o dia com um macarrão integral com molho de tomate no jantar.

Quem ouve logo pensa que essa dieta está aprovada no quesito saúde. Mas apesar de ser embalado com grãos integrais, legumes e proteína magra, existe um problema: esse menu contém aproximadamente 50g de açúcar, que é mais que o dobro do que a Associação Americana de Saúde recomenda para as mulheres (25 gramas por dia) e bem acima da ingestão máxima recomendada para os homens (37,5 gramas).

Assim, mesmo que muitos acreditem estar comendo de forma saudável, podem estar consumindo muito mais açúcar do que se imagina.

Confira alguns alimentos que são considerados "falsos saudáveis".

Granola

Sim, ela que é um ícone da alimentação saudável, muitas vezes não contém açúcar propriamente dito, mas esconde-o na lista de ingredientes na forma de xarope de arroz integral, melaço, xarope de milho, suco de cana evaporado, xarope de malte de arroz e outros. E preste atenção aos tamanhos das porções! O rótulo nutricional pode dizer que o granola só tem 8 gramas de açúcar por porção, mas se uma porção é listada como 1/4 xícara, significa que você provavelmente está tomando 16 gramas ao consumir sua xícara de granola com iogurte.

Barras de proteínas

Colocar uma barra de proteína pra dentro é algo inteligente para fazer pós-treino, certo? Bem... Às vezes. Enquanto elas podem ser uma escolha conveniente para reabastecimento após exercício intenso, muitas vêm com mais açúcar do que uma barra de chocolate. Fique atento ao xarope de arroz integral, xarope de cana e xarope invertido de cana, que muitas vezes são adicionados para melhorar o sabor. Cuidado também com álcoois de açúcar, como glicerina e malitol. Eles são comumente usados em barras de proteína para manter a contagem de açúcar mais baixo, mas não são grandes amigos do seu intestino.

Cereais

Existem diversas marcas de cereais no mercado e 90% deles têm algo em comum: são carregados com açúcar adicionado. Você encontrará todas as formas: açúcar simples, xarope de malte, suco de cana evaporado, xarope de milho de alta frutose, dextrose, xarope de açúcar mascavo, sucos de frutas... A lista continua. Olhe para as variedades frutadas como farelo de passas de baixo teor de gordura, que pode conter 17 ou 18 gramas de açúcar por porção. Fique atento!

Iogurte

O iogurte com sabor é muitas vezes parte de um café da manhã "saudável", e enquanto ele pode fornecer vários nutrientes essenciais, como proteína, cálcio e vitamina D, muitas marcas acrescentam uma tonelada de açúcar extra, especialmente naqueles que possuem frutas no fundo do pote ou versões com adição de mel. A frutose presente naturalmente na fruta não seria um problema, porém a frutose, muitas vezes, é adicionada ao alimento e listada antes da fruta real na lista de ingredientes. Isso significa que há mais da frutose do que da fruta natural presente. E não suponha que os iogurtes "leves" são uma aposta mais segura. Muitos têm edulcorantes artificiais ou mais açúcar adicionado a eles para compensar o sabor que pode se perder quando a gordura é removida.

Pão

Embora não seja tão surpreendente que pães mais elaborados iriam conter açúcar, você pode se surpreender ao saber que o tradicional de trigo integral ou multigrãos muitas vezes também podem conter. Não importa o tipo de pão que você está comprando, verifique a presença de melado, xarope de milho, suco de cana evaporado e concentrados de suco de frutas. Lembre-se que o pão é tipicamente feito com água, sal, fermento e farinha. Selecione uma variedade que se aproxime mais desta lista de ingredientes. E melhor: procure por grãos inteiros. Idealmente, os pães não devem conter mais de dois gramas de açúcar por fatia.

Aveia

Aveia pode ser o primeiro alimento que vem à cabeça ao pensar em um café da manhã saudável. Realmente a aveia é um superalimento, rico em fibras que auxilia a promover saciedade e energia também! Mas lembre-se sempre de escolher as opções sem açúcar. Ah, o farelo de aveia possui mais fibra que os flocos!

Proteína em pó

Proteína em pó são bastante convenientes quando se trata de obter combustível rápido e eficiente para ajudar a repor os nutrientes e melhorar a recuperação muscular. Os açúcares comuns nas proteínas incluem sacarose, maltodextrina e frutose, normalmente presentes nos concentrados proteicos. Prefira aqueles com adoçantes como xilitol e estévia.

Para lembrar:

Da próxima vez que você for ao supermercado para abastecer-se de alimentos saudáveis, mantenha a sua ingestão de açúcar baixa com as seguintes dicas:

1. Verifique a lista de ingredientes. Quando o açúcar é listado como um dos primeiros ingredientes, passar para o próximo produto.

2. Não deixe que o tamanho da porção te engane: tudo bem quando há apenas 3 gramas de açúcar em 1/4 xícara, mas... você realmente só vai comer 1/4 xícara?

3. Faça você mesmo: sempre que possível, produza seu próprio alimento, isso vai reduzir a adição de açúcar.

4. Aprecie seus alimentos favoritos com moderação: quando você sabe que não pode viver sem o seu alimento favorito que é cheio de açúcar, tudo bem comer às vezes. Só não precisa exagerar na quantidade e na frequência que vai comê-lo.

MENSAGEM_CONFIRMACAO