Nutrição

16/06/2017

*Por Luana Rocha, Coordenadora da BT Nutrition

O que não faltam nas prateleiras dos supermercados são opções de bebidas, refeições prontas e lanches que são anunciadas como alternativas saudáveis. Mas é sempre bom lembrar que vários desses produtos na verdade são carregados de ingredientes que podem detonar sua dieta saudável, e o pior, sem você saber disso! 

Conheça uma lista de alimentos e bebidas que consumimos com frequência sem nos atentar às quantidades de açúcar dos rótulos. Nosso primeiro post com lanches "falsos saudáveis" você pode conferir aqui.

Manteiga de castanhas e sementes

Cheio de amendoim, amêndoas, castanhas de caju e sementes de girassol, manteigas de castanhas e sementes são uma maneira saudável de obter algumas boas gorduras, proteínas e fibras. Mas com tantas marcas nas prateleiras, é muito fácil o açúcar adicionado passar despercebido e fazer seu caminho para aquele pedaço diário de torradas. Mesmo marcas "naturais" podem tentar melhorar seu sabor com açúcares ocultos na forma de xarope de cana, açúcar de palma e dextrose. Leia o rótulo e confira se possuem apenas a noz ou sementes e talvez um toque de sal do mar. Você não vai precisar do açúcar!

Molhos de salada

Você comeu uma enorme pilha de verduras com legumes picados, uma pitada de nozes e uma proteína magra, e acha que está indo bem no seu caminho para um almoço fit! Mas se complementar com um molho pronto para salada, vai acabar jogando todo o esforço no lixo. É comum encontrar xarope de milho de alta frutose e açúcar nessas preparações. Os leves ou isentos de gordura geralmente contêm ainda mais açúcar na ausência de gordura. Procure aqueles com no máximo 4g de açúcar ou menos por porção. E não exagere na quantidade! A melhor opção é fazer seu próprio molho, com azeite, vinagre balsâmico e ervas.

Jantares congelados

Mesmo que a maioria saiba que as refeições congeladas têm quantidades chocantes de sódio, pouca gente sabe que eles também são ricos em açúcares adicionados. Xarope de milho de alta frutose e dextrose são as fontes de açúcar mais comuns que você encontrará nesses alimentos. Seja extremamente cuidadoso com pratos com churrasco e jantares de inspiração asiática que têm teriyaki, gergelim ou molhos agridoce, pois normalmente possuem quantidades enormes de açúcar. Procure congelados que contenham menos de 10 gramas por porção - adicionado ou não - e dê uma boa olhada na lista de ingredientes para certificar-se de que, juntamente com o açúcar, outros aditivos estranhos não estão incluídos.

Bebidas Esportivas

Visto que as bebidas esportivas são destinadas a repor os líquidos e eletrólitos perdidos durante a atividade extenuante, um pouco de açúcar é realmente uma coisa boa. Mas, infelizmente, muito mais que o necessário vai para as pequenas garrafas. Açúcar na maioria das bebidas esportivas estará presente como dextrose, sacarose, frutose e maltodextrina. Algumas marcas também optam por xarope de milho de alta frutose como um dos principais ingredientes. Aqui vai uma dica: a menos que o seu exercício intenso dure mais que uma hora ou seja debaixo do sol, você realmente não vai perder eletrólitos ao ponto de precisar ser reposto com bebidas esportivas. O que você absolutamente perde é água, então o velho H2O simples será mais eficaz na hidratação. A água de coco natural se faz uma excelente fonte de eletrólitos e é uma opção para reidratação após horas de treino.

Sucos de frutas de caixinha

Mesmo essas bebidas aparentemente inofensivas não são inteiramente confiáveis. Com claims como "todo natural" e os benefícios de suas vitaminas e antioxidantes por toda a embalagem, sucos de caixinha se passam como naturais, mas, na realidade, eles podem ser tão ofensivos quanto refrigerantes, quando pensamos no teor de açúcar. Termos como "sabores naturais" podem se referir a pacotes de sabor adicionado para restaurar o sabor do suco que foi armazenado, e xarope de milho com alta concentração de frutose pode ser uma adição comum também. Tenha em mente que até os "100% sucos não adicionados de açúcar" vêm com abundância de açúcares naturais (frutose) - o que pode ser mais saudável que o açúcar de adição -e também pouca fibra quando comparado à fruta in natura. Sendo assim, pode contribuir para o ganho de peso! Sempre que possível opte pela fruta in natura.

Molho de tomate

Ingredientes coringa na cozinha! Sempre haverá um pouco de açúcar em molhos de macarrão à base de tomate por causa do próprio tomate, por isso não espere que o rótulo indique zero gramas de açúcar. Opte por marcas que não tenham adição de açúcar (purês de tomate) ou marcas que contêm menos de sete gramas de açúcar por porção. Muitos molhos chegam até a 12 gramas de açúcar e devem ser evitados.

Sopas instantâneas

Das sopas de legumes ao macarrão. Apesar de serem opções práticas para aquelas noites que o tempo está curto, cuidado! Mesmo estes artigos de conveniência salgados podem vir com quantidades surpreendentes de açúcar adicionado. Procure por açúcar, açúcar de cana, suco de cana evaporado e xarope de milho de alta frutose na lista de ingredientes.

Sorvete de iogurte

É comercializado como uma alternativa mais saudável em relação ao sorvete tradicional, mas para compensar a gordura e textura que dão ao sorvete um sabor tão bom, os sorvetes de iogurte podem ser uma bomba de açúcar total. Você vai encontrar açúcar na forma de xarope de milho, açúcar de cana, frutose, xarope de malitol, sucralose e concentrados de frutas. Em média, eles podem conter cerca de 17 a 25 gramas de açúcar em ½ xícara — e isso tudo antes de complementar com as coberturas divertidas que estão sempre no último balcão do self-service.

MENSAGEM_CONFIRMACAO