Performance

27/06/2017

*Por Leonardo Matta Pereira, convidado pela Optimum Nutrition

Quando pensamos nos fatores que são determinantes para o sedentarismo, na maioria das vezes, a resposta é sempre a mesma: falta de tempo. Acredito que não seja só eu que sofra com a falta de tempo. Confesso que, atualmente, quem consegue fugir desse modelo de produção e guardar um tempo para se exercitar, com certeza se diferencia quando o assunto é promoção da saúde. Mas por que não mudar sua rotina?

Acordar um pouco mais cedo para iniciar as práticas de exercícios físicos pode ser uma boa opção, muito embora o hábito de levantar cedo possa parecer algo nada prazeroso, as mazelas do sedentarismo, que são acometidas em longo prazo, trazem desprazeres muito maiores. Pensando nisso, hoje resolvi trazer 5 benefícios de treinar pela manhã. Motivem-se para acordar 1 hora mais cedo e ganharem mais alguns anos de vida útil.

1) Cumpra sua tarefa diária e libere seu dia: esta questão é óbvia, pois se você se exercitar antes de ir para o trabalho, terá o resto do dia livre, sem se preocupar que não poderá executar outras tarefas. Muitas vezes, quando o treinamento é deixado para depois do trabalho, o cansaço decorrente de um dia agitado e estressante faz com que queira sabotar seu treino, se o mesmo não for visto como um prazer.

2) Aumento da atividade cerebral: O exercício físico traz benefícios para o cérebro, tanto a curto como a longo prazo. Pesquisas sugerem que, em curto prazo, o resultado será uma melhor função da memória. O exercício físico auxilia na melhora da oxigenação cerebral, por decorrência da vasodilatação que ocorre nos vasos internos do cérebro. O aumento do aporte de oxigênio cerebral resulta na modificação das produções de neurotransmissores e melhora a velocidade de processamento de informações, fazendo com que você fique mais produtivo(a).

3) Maior aderência no treinamento: Colocar seu treinamento como o primeiro item da lista de afazeres do dia significa que você irá cumpri-lo. “Se você se exercitar antes que as obrigações do dia te distraiam, suas chances de fazê-lo regularmente aumentam bastante”, informa Dr. Cedric Bryant, chefe do escritório de ciência do Consulado Americano de Exercícios.

4) Melhores escolhas no plano alimentar: um estudo da Brigham Young University analisou 18 mulheres dentro do peso e 17 obesas, por dois dias. Elas se exercitaram 45 minutos pela manhã e depois viram 120 fotos de comidas e 120 de flores. Uma semana depois, elas analisaram as mesmas fotos, mas sem caminharem. Concluiu-se que tanto para mulheres dentro do peso como para as obesas, os estímulos à comida são menores depois de exercícios feitos pela manhã.

5) Aumento da eficiência metabólica: quando você se exercita, o corpo envia oxigênio e nutrientes para os músculos, órgãos e tecidos. Isso ocorre por decorrência do aumento da atividade de enzimas e dos hormônios circulantes. Significa dizer que toda a sua taxa metabólica basal se elevará, aumentando a disposição e o gasto calórico do início até o final do dia, sendo um importante fator para o emagrecimento e prevenção de doenças associadas ao sedentarismo e obesidade.

Portanto, espero que essas cinco dicas incentivem vocês a mudarem suas escolhas ou a mantê-las, tendo em vista os grandes benefícios que o exercício pode fazer ao indivíduo que o pratica. Não deixe para amanhã o que pode te salvar hoje!

MENSAGEM_CONFIRMACAO