Saiba por que e quando o aeróbico moderado é importante para o treino

Performance

04/07/2017

*Por Leonardo Matta Pereira, educador físico convidado pela Optimum Nutrition

Ultimamente o que mais temos visto em redes sociais são pessoas condenando o exercício aeróbio moderado. Uns chegam ao ponto de dizer que ele engorda e que seria maléfico para a saúde. No entanto, as bases científicas que sustentam o treinamento aeróbio não apontam para essa evidência. Sendo assim, deixo uma pergunta: vocês realmente acreditam que a atividade aeróbia moderada não serve de nada?

Vamos lá ... Diversos estudos que analisaram o efeito do exercício físico no aparelho enzimático antioxidante demonstraram que o aeróbio moderado resultou no aumento da atividade destas enzimas, melhorando o equilíbrio redox.

Essas enzimas têm a função de produzir agentes capazes de neutralizar espécies reativas de oxigênio, o famoso radical livre. Os radicais livres são os principais agentes oxidantes que podem levar a perda estrutural e molecular de proteínas, gorduras de membranas e estruturas do DNA. Sabe-se que estes agentes estão diretamente associados a fatores como obesidade, má alimentação, radiação, muita exposição solar e principalmente ao sedentarismo, levando a quadro de doenças como câncer, diabetes (mellitus tipo 2), hipertensão, doenças renais, hepáticas e diversas outras.

Portanto, o aumento da atividade das enzimas antioxidantes causado pelo exercício reduz a ação dos radicais livres e os riscos de doenças como essas faladas acima.

Agora, será que falar que exercício aeróbio moderado não serve de nada é verdade? Não. Sabemos que existem exercícios mais eficientes sim, como o HIIT. Mas, em adaptações iniciais, o treinamento aeróbio moderado, antes da exposição aos treinos de alta intensidade, reduz os efeitos do estresse oxidativo em pessoas que são submetidas a exercícios intensos.

Como sempre digo o HIIT é eficiente, mas o aeróbio moderado é importante para o sedentário, a fim de progredir na intensidade e então fazer o HIIT! Agora vamos parar de condenar totalmente o aeróbio? Ele exerce seus efeitos, ainda que em menor proporção, mas pode ser uma boa opção no planejamento do treinamento físico.

MENSAGEM_CONFIRMACAO