Lifestyle

04/08/2017

*Por Ana Tapajós

Semana passada, visitei um dos meus lugares preferidos no Brasil: Caraíva! Para quem não conhece, Caraíva é um vilarejo de pescadores localizado no Sul da Bahia. O acesso de avião é pelo aeroporto de Porto Seguro. Depois, é só pegar um traslado até o Porto de Caraíva e de lá atravessar o rio de barquinho.

Caraíva para mim é mágico! Um lugar que apesar de ter se desenvolvido, conseguiu crescer sem perder o charme, sabe? Fui pela primeira vez em Caraíva em 2004 e por incrível que pareça, cada vez que vou à vila, ela parece estar mais linda. O vilarejo é superbucólico onde se anda de canoa e barco, as ruas são de areia de praia e dá para ficar descalço o dia todo. Celular não pega e parece que o tempo passa mais arrastado. Hoje em dia as casas já têm luz elétrica, Wifi e etc. Mas as ruas ainda não têm postes e de noite ainda se anda no escuro, o que deixa um clima roots. O céu cheio de estrela parece de mentira!

Durante o dia é legal ir à Praia da Barra de Caraiva, onde o rio encontra com o mar. Um lugar para ficar bem relaxado, tomando água de coco, lendo um livro e pegando sol. Quem preferir pode dar uma caminhada pela praia ou atravessar o rio e achar uns cantinhos mais reservados.

A região ao redor do povoado é belíssima. Dá para fazer vários passeios. O meu preferido é o que vai de Caraíva até a Praia do Espelho, parando na Lagoa de Satú (esse tem que fazer de barco). Se quiser fazer uma caminhada, é possível ir até Satu almoçar e voltar. Só precisa ficar ligado na tábua de maré, porque se estiver cheia, a praia desaparece e fica bem complicado de voltar andando.

Para quem não consegue ficar parado que nem eu, rola futvôlei de frente para o rio e kite surf. É possível também alugar um stand up paddle e remar à vontade pelo Rio Caraíva. Outro passeio que eu amo e que não é tão conhecido é o de barco pelo rio acima até a prainha, que é uma praia de areia branquinha no alto do rio. Lugar de muita paz e banho de água doce.

À noite, sempre rola um som ao vivo, música brasileira, jazz e um forrozinho raíz. Caraíva é aquele lugar ideal para quem quer curtir a natureza, mas mesmo assim quer ter a hospitalidade de um lugar com conforto. Lá é cheio de opções de restaurantes, pousadas e lugares para beber e comer. Na minha opinião, tem opção até demais hoje em dia! Mas pelo menos são todas muito charmosas, bem transadas e até sofisticadas, o que deixa tudo até um pouco caro.

Outra coisa legal de Caraíva é que ela faz fronteira com as terras indígenas dos Pataxós. Dá para visitar a aldeia de Barra Velha, comprar artesanatos feitos pelos índios e conhecer um pouco da nossa cultura.

Eu amo a Bahia inteira, já fui em quase tudo por lá, mas Caraiva é especial, a energia de lá é diferente. Só indo para saber.

Tenho algumas sugestões para quem ficou com vontade de conhecer:

O Bar Lagoa, localizado num imenso terreno no meio de Caraíva, tem também uma ótima pousada e restaurante. O ambiente é ótimo e em algumas noites o amplo espaço também é usado para festas.

Para quem curte comida vegetariana e vegana, tem o restaurante da Duca que é uma delícia.

Para passeios de barco até o Espelho, Corumbau ou pelo rio Caraíva, deixo aqui o telefone do Ivan. Ele é morador de Caraíva, gente boa e conhece tudo por lá. O telefone para contato para agendar os passeios é 73 88120602 ou 73 99681520.

Quem quiser alugar casas eu sempre fico em uma casa linda perto da praia, que pode ser alugada inteira ou só suítes separadas. Os donos são queridos e atenciosos. Ligue para o Igor no telefone 071 991610006 ou pelo site.

O pôr do sol no bar do Pará comendo um pastelzinho também é imperdível!

MENSAGEM_CONFIRMACAO