Performance

08/08/2017

*Por Leonardo Matta, educador físico convidado pela Optimum Nutrition

Quando o assunto é treinamento de força e musculação, por muitas vezes vemos o público em geral o atribuindo apenas às questões estéticas. Hoje quero expor para vocês alguns dos muitos benefícios do treinamento de força que justificam sua aplicabilidade na melhora da saúde e na prevenção de doenças crônicas degenerativas, desde crianças até idosos.

Para ajudá-los a compreender melhor os benefícios do treino de força, fiz uma lista deles.

Otimização da taxa metabólica basal;

Auxilia na redução de massa gorda;

Retarda a atrofia muscular do envelhecimento;

Pode gerar aumento da massa magra durante o envelhecimento;

Auxilia na manutenção da força;

Manutenção dos componentes neurais e periférico e central;

Manutenção do tecido ósseo;

Previne a osteoporose;

Melhora dos componentes cardiovasculares;

Melhora do metabolismo da glicose e prevenção e tratamento do diabetes;

Melhora do equilíbrio redox e redução do estado inflamatório a longo prazo;

Melhora da atividade cerebral, humor e cognição.

Considerações importates

O treinamento de força é o mais indicado para o remodelamento ósseo. Quem treina com pesos pode apresentar uma densidade mineral óssea  em médica 40% maior do que pessoas sedentárias. O foco de atingir a força submáxima, ou máxima, e desenvolver músculos fortes em um programa de treino de força depende da faixa etária e situação de cada pessoa.

Um dos benefícios do treinamento de força, também, é a redução da massa gorda em prol do aumento da massa magra - o qual poderá ser complementado com um programa de treino aeróbio (saúde cardiorrespiratória) e dieta.

Também consideramos a prevenção de lesões, fortalecendo musculaturas profundas estabilizadoras e tornando as articulações cada vez mais funcionais, reduzindo assim as dores articulares. Independente da modalidade esportiva, mesmo atletas profissionais incluem ao seu programa de treino exercícios de força que, além de aumentarem a capacidade na performance esportiva, ajudam a fortalecer as articulações. Músculos fortes recuperam-se mais rápido e diminuem a probabilidade em possíveis lesões.

Aqui ficam apenas alguns motivos que justificam a escolha do treinamento de força. Então o que falta para começar? Vamos nessa!

MENSAGEM_CONFIRMACAO