Nutrição

24/08/2017

*Por Alessandra Luglio, nutricionista convidada pela Greenpeople

As bebidas vegetais estão cada vez mais fortes no mercado brasileiro e estão disponíveis em diversas versões, como castanha de caju, coco, soja, amêndoa, aveia, entre outras. Com essa novidade, paira uma dúvida na cabeça de muita gente: devo substituir o leite de vaca pelas bebidas vegetais?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que as bebidas vegetais não são todas iguais, como a fonte de cada uma delas é diferente, as composições nutricionais são diferentes também. As bebidas de oleaginosas, como castanha de caju e amêndoas, oferecem gorduras saudáveis, como ômega 9, um bom aporte proteico e baixo carboidrato.

A bebida de soja é a mais rica em proteína dentre as bebidas vegetais e pode substituir o leite de vaca com relação ao teor proteico. Já as bebidas a base de cereais e tubérculos, como aveia e inhame, são ricas em carboidratos e pobres em proteínas, funcionando melhor como um complemento energético da dieta.

Um ponto importante na hora de escolher a bebida vegetal é verificar sua composição. O ideal é que não sejam adicionados aditivos, como adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes, para que elas se mantenham o mais natural possível. Dessa forma, além de mais saudáveis, as bebidas ficam mais versáteis também, podendo ser consumidas como uma bebida mais adocicada ou utilizada em receitas salgadas, como um ingrediente.

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