Mind

20/09/2017

*Por Adriana Camargo, instrutora de Yoga da Bodytech Praça Nossa Senhora da Paz

O Yoga traz vários benefícios para a saúde de homens e mulheres porque trabalha o corpo e a mente de forma integrada. Os exercícios ajudam no controle do estresse, da ansiedade, diminui as dores no corpo, além de melhorarem o equilíbrio e ajudarem a emagrecer. Para você perceber todos essas mudanças são necessários pelo menos três meses de prática. Durante esse tempo, você conquista consciência corporal e passa a controlar melhor a mente. Dessa forma, ela faz com que todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Ainda está na dúvida? Listei 5 motivos para você começar a praticar Yoga agora!

1. Diminui o estresse, a ansiedade e melhora a qualidade do sono

A meditação estática ou em movimento praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no momento presente e não no passado ou no futuro. Isso gera equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem-estar e mais discernimento para lidar com as situações do dia-a-dia. Além disso, também ajuda no tratamento da depressão, graças ao relaxamento que ela proporciona. A autoconfiança, o otimismo e a nossa capacidade de concentração aumentam e a irritabilidade diminui. Tudo isso faz com que até nossas relações com outros melhorem muito. O resultado de toda essa tranquilidade? Noites bem dormidas. O Yoga eleva a produção de melatonina, o hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o mais profundo e restaurador.

2. Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas melhoram a resistência e o fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, de acordo com o estilo e a modalidade de Yoga praticados. Isso melhora o desempenho do corpo em atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados.

3. Facilita o emagrecimento

Um dos principais motivos é o controle da ansiedade e da vontade de comer. Consequentemente isso diminui a quantidade de calorias consumidas no dia. Os exercícios e posições também auxiliam na perda de gordura e isso varia de acordo com o vigor e as posturas escolhidas no estilo praticado, mais ou menos dinâmicos.

4. Alivia dores no corpo

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e como tensiona... Desta forma, é possível corrigir alterações, como, por exemplo, contraturas. Os exercícios posturais e de alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por hérnia de disco, escoliose e fibromialgia, por exemplo. 

5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga melhora o funcionamento do coração e dos pulmões, já que regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, os batimentos do coração e a pressão arterial. O sistema endócrino é influenciado, porque os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, são regulados. A nossa capacidade respiratória também melhora com os exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração.

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