Nutrição

28/09/2017

*Por Alessandra Luglio, nutricionista convidada pela Greenpeople

A chia é considerada um superalimento, repleto de benefícios nutricionais e por isso podemos afirmar que não é mais uma “moda” passageira, mas sim um alimento que veio para ficar e enriquecer receitas e refeições de todos que buscam uma alimentação mais completa e saudável.

Essa pequena sementinha combina diversas propriedades importantes como o seu aporte de fibras, proteínas e ômega-3, funcionando como um excelente complemento nutricional para ser usado diariamente. Em 100g de chia, encontramos cerca de 42g de carboidrato, sendo desses 34g de fibras, 17g de proteínas e 31g de gorduras totais. Dessas gorduras, apenas 3g são de gordura saturada, aquela que em excesso é chamada de gordura ruim, e não contém colesterol.

A chia cria uma consistência gelatinosa quando em contato com líquido e isso é uma boa forma de aumentar a sensação de saciedade nas refeições e controlar o apetite, auxiliando no processo de emagrecimento. As fibras também ajudam nessa questão, além de ajudarem no controle da glicemia e beneficiarem o bom funcionamento do intestino e a saúde do coração.

Falando em saúde do coração, a chia é também muito conhecida por ser uma das maiores fontes alimentares de ômega-3, gordura saudável e importante para a saúde cardiovascular e cerebral. O ômega-3 possui também propriedades antioxidantes e antinflamatórias, que contribuem para a proteção e funcionamento do organismo de forma geral.

A cada dia as pesquisas demonstram o quanto nosso corpo depende do ômega 3 para manter-se em equilíbrio, saudável e evitar os males comuns que chegam com o avanço da idade. A sua importância é muito abrangente já que vários órgãos e estruturas dependem da sua presença. O ômega 3 é bom para a saúde do coração, cérebro, aumenta a imunidade e é excelente para grávidas, lactantes, crianças, idosos... Ou seja, todas as pessoas de todas as idades se beneficiam de suas propriedades.

A chia é a grande estrela de 3 deliciosas bebidas da Greenpeople: Pink Chia, Yellow Chia e Green Chia. Experimente!

 

 

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