Nutrição

11/10/2017

*Por Alessandra Luglio, nutricionista convidada pela Greenpeople

As gorduras são sempre um tema atual, fazem parte de várias discussões e ainda geram muitas dúvidas sobre seus benefícios. Elas são essenciais para o funcionamento do nosso organismo, já que fazem parte da construção de membranas, neurônios, hormônios, servindo como fonte de energia e muito mais.

Elas são divididas em saturadas e insaturadas. As saturadas são encontradas em alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e derivados, além de alguns vegetais como o coco e a palma. A fama delas é ruim, mas é muito importante lembrar que elas também exercem funções essenciais no nosso organismo, desde que sejam consumidas sem exagero.

Já as insaturadas estão presentes em maior quantidade em alimentos de origem vegetal como oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, amendoim e macadâmia), em sementes (girassol, abóbora, gergelim, linhaça e chia) e óleos (azeite, linhaça, girassol, entre outros). Peixes de água fria, como sardinha, salmão, cação, também têm esse tipo de gordura. As insaturadas são consideradas saudáveis e proporcionam ao organismo vários benefícios, entre eles, prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas e degenerativas.

Para aproveitar todas essas vantagens, é bom que essas fontes estejam diariamente na nossa dieta, mas claro, devem compor uma alimentação equilibrada. Uma das principais gorduras saudáveis é o ômega-3, que é encontrado nos peixes de água fria e, principalmente nos óleos e sementes de linhaça e chia. O ômega-3 é extremamente importante para a saúde cerebral e cardiovascular, além de apresentar propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

As gorduras saudáveis fazem parte da composição de vários produtos da Greenpeople. Elas estão em algumas bebidas como o Pink Chia, Yellow Chia, Green Chia e Snow, nos nossos snacks e na granola, sempre de forma equilibrada para oferecer uma boa nutrição com muito sabor e prazer! 

MENSAGEM_CONFIRMACAO