Performance

01/11/2017

*Por Vinícius Ruiz, atleta e Head Coach do Crossfit Only 

Você se considera bem condicionado? Fazer uma busca na internet sobre uma definição de condicionamento físico é no mínimo curioso. Alguns especialistas acreditam que para estar bem condicionado é preciso apenas manter periodicidade na prática de exercícios. Talvez, na opinião deles, o singificado de condicionamento físico não inclua força, velocidade, potência e coordenação, o que para nós do esporte é um tanto estranho.

Por discordar desta definição, o CrossFit decidiu usar três padrões diferentes para avaliar e definir o que de fato é condicionamento físico, mas sempre deixando claro que o objetivo não é demonstrar a legitimidade da definição do programa através de princípios científicos e, sim, compartilhar os métodos de um programa cuja legitimidade foi estabelecida por meio de testemunhos de atletas, soldados e policiais.  A vida desses profissionais depende totalmente dos seus níveis de condicionamento físico. Vamos a esses padrões?

1º padrão - Habilidades

O primeiro se baseia nas dez habilidades físicas gerais que são: resistência cardiovascular/respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão, que são aptidões amplamente reconhecidas pelos fisiologistas do exercício. Portanto, um bom condicionamento físico remete à competência em todas as 10 habilidades.

2º padrão - Desafios

O segundo padrão é a ideia de que o condicionamento físico exige uma capacidade de realizar bem qualquer tarefa de contingência física, o imprevisível e o desconhecido, com uma variedade infinita de combinações. O dia a dia frequentemente oferece desafios amplamente desfavoráveis à falta de condicionamento. Aqui sugerem que seu condicionamento físico pode ser medido através da sua capacidade de realizar bem essas tarefas em relação a outras pessoas.

3º - Sistemas de energia

O terceiro se baseia nos sistemas de energia (três vias de energia) que dão origem a todas as ações humanas.

Fosfagênio - atividades com mais potência, duram até 10 segundos. Glicolítico - atividades de potência moderada duram menos de 2 minutos.

Glicolítico - atividades de potência moderada duram menos de 2 minutos. 

Oxidativo - dominam as atividades de baixa potência, duram mais de 2 minutos.

O equilíbrio dessas três vias vai determinar em grande parte o condicionamento metabólico do atleta de CrossFit.

Por que somos considerados a elite do fitness?

Nosso programa desenvolve as 10 habilidades que nos permitem enfrentar ou realizar qualquer desafio físico. Moldamos pessoas comuns ou atletas em partes iguais de ginasta, levantadores e corredores de “sprint” de modalidades múltiplas. Nós agachamos, levantamos, saltamos, puxamos, empurramos, corremos, remamos e pedalamos. Não priorizamos uma métrica do condicionamento físico, uma ou duas habilidades. Queremos a condição física ampla, geral e inclusiva. As suas necessidades e de um atleta diferem quanto ao grau, não quanto ao tipo. Portanto, se tratando de condicionamento físico, estamos acima da média.

“Desenvolva a capacidade de um novato como atleta de atletismo de 800 metros, ginasta e levantador de peso e você terá um melhor condicionamento físico que qualquer corredor, ginasta ou levantador de peso de categoria mundial. Nossa especialidade é não sermos especializados.” Greg Glassman.

Fonte: Guia de Treinamento @CrossFit

MENSAGEM_CONFIRMACAO