Nutrição

10/11/2017

*Por Priscilla Martins, endrocrinologista

“Emagrecer é fácil, manter é difícil". Quem nunca ouviu essa frase? Emagrecer é uma grande vitória, mas não é o fim do combate. Para ganhar de verdade essa luta, existe uma segunda batalha a ser vencida, igualmente difícil, que é evitar a recuperação do peso.

Um estudo americano liderado pelo pesquisador James Hill, do National Weight Registry Control (NWCR), avaliou os hábitos mais comuns de pessoas que conseguiram perder mais do que 13 kg e mantiveram o novo peso por mais de um ano.

Existem hábitos comuns entre eles:

1 - As pessoas fazem bastante exercício físico (mais de 200-300 min por semana). 98% deles  não se limitam a atividade física  apenas na academia ou clube;

2 - Tomam um café da manhã reforçado comparado com outras refeições;

3 - Se pesam com frequência – pelo menos 1x por semana – e definem uma meta de peso máximo. Se atingirem essa meta, intensificam os mecanismos para a perda de peso;

4 - Sabem que sempre precisam comer menos do que gostariam, mesmo em festas e finais de semana;

5- Evitam bebidas açucaradas (refrigerantes normais e sucos).

Uma dica especial que gosto de recomendar e sempre falo aos pacientes é sobre o hábito de se pesar com frequência. Este simples ato, quando feito regularmente, ajuda a evitar que você ultrapasse muito além “da linha”.

É muito importante mudar o estilo de vida para eliminar os quilos de sobrepeso. A reeducação alimentar – uma alimentação saudável na maior parte do tempo e exercícios ainda permanece como a melhor estratégia, seja para perder ou para manter o peso.

E você? Já perdeu muito peso e recuperou depois? Tem alguma dica para manter o peso perdido? Conta para gente nos comentários!

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