Performance

17/11/2017

*Por Marcio Fraga, master trainer 

A hidroginástica é uma atividade física na piscina orientada para condicionamento físico, promoção da saúde, recuperação de lesões e bem-estar. Há trinta anos no Brasil, a modalidade teve muita identificação com o público da terceira idade, maioria absoluta nas classes de clubes e academias de todo o país.

No entanto, os praticantes de Hidroginástica vêm se diversificando, atraídos pelos resultados que a atividade proporciona e pelas inovações que o mercado e os profissionais da área trazem para as aulas.

Na Bodytech, oferecemos um “cardápio” diversificado de modalidades da ginástica aquática que vai desde a Hidroginástica tradicional até o Acqua Pole, atividade oriunda do Pole Dance e adaptada para o ambiente aquático. Confira uma lista das modalidades que existem na Bodytech:

Hidroginástica

A aula mais democrática da rede. Atrai pessoas de todas as idades e gêneros por ser composta de exercícios que desenvolvem a capacidade cardiorrespiratória, força, resistência muscular e flexibilidade. Os professores usam diversos materiais de resistência, como luvas e tornozeleiras, que possuem níveis de dificuldade e intensidade os quais aumentam no decorrer da aula.

Hidropower

Aula em formato circuito, onde os participantes ficam divididos em 3 ou mais grupos, os quais são realizados exercícios com objetivos distintos.

Acqua training

Aula também em formato circuito que explora as atividades de pedalada, corrida, salto no jump e trabalho de força de membros superiores.

Acqua spin

Uma aula inteira de ciclismo aquático em uma bicicleta especialmente desenvolvida para a modalidade, que oferece resistência ao movimento de pedalar a medida que aumenta-se a sua rotação. Com isso, a música é que dita o ritmo e a intensidade da aula e o professor irá utilizá-la para o desenvolvimento da resistência aeróbia e anaeróbia.

Acqua run

Aula de caminhada e corrida realizada em uma esteira aquática. Assim como no Acqua Spin, quanto mais rápido o ritmo das passadas, maior será a intensidade do exercício. A modalidade também pode ser adaptada sem a utilização das esteiras, mas de coletes flutuantes e elásticos.

Acqua jump

Em cima de camas elásticas individuais, os participantes fazem exercícios de saltos e movimentos coreografados com intensidades moderadas e altas, fornecendo grande desenvolvimento de força e resistência muscular nos membros inferiores.

Acqua duo

Composta por duas atividades quaisquer. Exemplos: Acqua run + Acqua jump, Acqua spin + Halteres, entre outros. O professor pode usar sempre as mesmas duas atividades, como também variá-las em cada aula.

Duathlon aquático

Ginástica aquática composta por duas atividades: (a) Acqua spin (b) Acqua run.

Não existe uma ordem fixa entre elas e o professor pode optar em usar a esteira ou o colete no Acqua run.

Triathlon aquático

Composto por três atividades: (a) Acqua spin, (b) Acqua run e (c) Natação. É necessário saber nadar “crawl” para participar da aula.

Acqua Zen

Aula de “Watsu” ministrada de forma individualizada, por meio de técnicas e manipulações feitas pelo professor que visam o relaxamento físico e mental.

20 Minute Hidroworkout

Aula com 30 minutos de duração, sendo 20 de alta intensidade, baseada no conceito HIIT – High-Intensity Interval Training (treinamento intervalado de alta intensidade).

Acqua Challenge

É uma modalidade aquática composta por exercícios variados, de alta intensidade e provenientes da natação, do polo aquático e da ginástica aquática. O desafio aqui é cumprir as tarefas do dia no menor tempo possível ou no maior número de séries dentro do tempo estipulado.

Acqua Pole

Atividade desafiadora e dinâmica que usa o equipamento do pole dance dentro da piscina. Este equipamento é formado por uma base com 1,20 m de diâmetro e uma haste que permite diversos movimentos em suspensão. Trabalha principalmente a resistência cardiorrespiratória e a força muscular na região central do corpo e dos membros superiores.

Acqua Kick Boxing

Atividade que exige muita resistência e coordenação através da combinação de socos e chutes utilizados principalmente no Kick Boxing. O equipamento é composto pela estrutura do Acqua Pole e o Boxing Bag. Para aumentar a intensidade do trabalho, os participantes podem utilizar luvas de neoprene ou de combate.

Acqua Float

Em uma plataforma flutuante, os alunos realizam movimentos que trabalham a região central do corpo, estimulando a força, a resistência e o equilíbrio. A Acqua Float combina exercícios funcionais como yoga, pilates, abdominais, agachamentos, flexão de braço e outras ações que elevam a frequência cardíaca. Aproveite essas modalidades e complemente seu treino na água!

MENSAGEM_CONFIRMACAO