Performance

27/11/2017

*Por equipe Fila

O universo dos produtos para corrida está cada vez mais recheado de novidades, e quando falamos em calçados, as opções são quase infinitas! E com essa quantidade toda de opção nas lojas, sempre rola a a dúvida de qual tênis escolher para a próxima prova.

Design, cor, preço, leveza, flexibilidade e amortecimento estão entre os itens que causam dúvidas entre os corredores. Para te ajudar na escolha do seu próximo tênis, os especialistas do centro de desenvolvimento da Fila (Dass Creation Center), compartilharam alguns pontos de atenção.

Confira as dicas:

1. Perfil de corredor

Leve em consideração as suas particularidades como corredor, detalhes da sua estrutura física podem ser cruciais para a adaptação ao calçado. Corredores mais pesados, ou com maior flexibilidade articular ou iniciantes na prática de corrida tendem a se adaptar melhor a calçados mais estruturados. Corredores mais leves e/ou que buscam alta performance tendem a se adaptar melhor com calçados mais leves.

2. Tipo de provas

Antes de escolher o seu tênis, é de extrema importância que você avalie o perfil da prova que vai participar. Provas de rua mais rápidas tendem a ser beneficiadas por calçados leves, flexíveis e de maior retorno de energia. Provas de rua mais longas normalmente pedem por calçados mais estruturados com maior amortecimento de impacto. Já para as provas de trail, os calçados de solado com maior grip em terrenos irregulares e bom amortecimento de impacto, são os mais indicados. Para as competições de triathlon, os tênis fáceis de calçar e que possam ser utilizados sem meias são ótimas escolhas.

3. Estratégia de corrida

Se você já possui um estilo próprio de corrida, alguns pontos também podem interferir na adaptação ao calçado. Corredores que adotam a estratégia de corrida batendo o calcanhar, inicialmente se adaptam melhor a calçados com boa tecnologia de amortecimento de impacto no calcanhar.

Corredores que costumam bater a parte anterior do pé no chão durante a corrida costumam se beneficiar com calçados com drop 0. Estas dicas podem auxiliar na escolha do calçado de corrida, porém o determinante para a escolha certa é a adaptabilidade do corredor ao calçado.

O calçado de corrida deve permitir a prática de forma confortável, sem dores importantes durante ou após a atividade. O calce confortável é subjetivo e muito pessoal e varia bastante de um corredor para o outro. Então, os calçados de running que tenham um sistema de ajuste ao pé e estrutura leve são mais versáteis e permitem que cada pessoa ajuste o calce à sua maneira, podendo deixar mais ou menos justo. O ideal é sentir-se seguro com o calçado, respeitando seus limites durante a prova.

*O modelo da foto usa o tênis Fila KR3 Knit, desenvolvido para quem busca um calçado que une performance, leveza, estabilidade e conforto. Bem avaliado entre diversos perfis de corredores, o KR3 é o tênis oficial do Fila Kenya Team.

MENSAGEM_CONFIRMACAO