Nutrição

30/11/2017

*Por Pricilla Martins, endocrinologista

Seu peso estacionou? Um das coisas mais chatas que podemos enfrentar na luta contra o peso é quando estamos animados, motivados, dando um gás danado, superdisciplinados rumo à nossa meta e, de repente, o ponteiro da balança estaciona e parece não se importar com o que a gente faça. Não conseguimos mais perder mais peso.

O que acontece? Como sair desse situação? O efeito platô acontece porque o corpo não pode ficar perdendo peso indefinidamente… pelo menos é assim que o nosso cérebro “pensa” ao notar que estamos emagrecendo.

É um mecanismo de defesa! Mas existem formas de driblar este 'freio' na perda de peso! Uma das dicas é modificar sempre a composição da dieta e não manter dietas muito restritivas por períodos prolongados. Alterar o esquema alimentar é uma forma de "enganar" o cérebro. Outra dica importante é manter a prática de atividades físicas e se preocupar em variar a rotina e o tipo de atividade. O risco de apresentar o efeito platô quando não existe o exercício é muito maior!

A atividade física é uma maneira natural de estimular o metabolismo. Nada supera e ajuda mais na perda de peso do que a prática de exercícios e a persistência na mudança do padrão alimentar.

Não desista! Persista na sua meta e siga em frente.

MENSAGEM_CONFIRMACAO