Performance

27/12/2017

*Por equipe Samsung

Você provavelmente já ouviu falar que correr pode ser prejudicial à saúde. Mas será mesmo? Essa publicação tem a intenção de acabar com mitos e expor verdades sobre a corrida, o esporte mais praticado no mundo.

É melhor correr na esteira ou na rua?

Depende do seu objetivo e principalmente de como será iniciado o processo de treinamento. Iniciar de maneira mais suave e progressiva é sempre a melhor opção. Como na academia teremos a orientação profissional, o ambiente pode ser mais propício, porém com o auxílio de um personal trainer o mesmo pode ser feito na rua.

A corrida é melhor do que a caminhada?

Mito. As duas atividades melhoram o desempenho físico, espantam o estresse, ajudam a evitar problemas cardíacos e diabetes e combatem o colesterol alto, entre outros milhares de benefícios. São dois excelentes exercícios. A caminhada inclusive é um excelente começo para aqueles com baixa reserva cardiorrespiratória.

A corrida prejudica os joelhos?

Parcialmente verdade. A prática constante pode provocar um desgaste acelerado das articulações dos membros inferiores. Contar com a ajuda de um especialista, usar tênis adequados e cuidar da postura durante a prática são cuidados que podem garantir que esse tipo de exercício só traga benefícios. Fazer um trabalho paralelo de fortalecimento muscular também é recomendado para diminuir o risco de lesões. A curto prazo sim, porém não predispõe ao maior desgaste. De fato as lesões da corrida afetam bastante o joelho, chegando a 40% dos casos em alguns estudos. No entanto, não são lesões que aceleram o processo degenerativo, e sim tendinites e inflamações por sobrecargas. Tratadas corretamente não deixarão sequelas. O melhor é sempre prevenir.

A musculação é uma grande aliada dos corredores?

Muito verdade - como vocês perceberam acima. O fortalecimento muscular é primordial para garantir a segurança e aumentar o desempenho do atleta, isso porque estabiliza as articulações e funciona como um amortecedor, diminuindo o risco de lesões.

A corrida ajuda a combater a depressão?

Verdade. Essa atividade é, inclusive, usada no tratamento da doença, pois está mais do que comprovado que as atividades físicas produzem um aumento na liberação de hormônios, como a endorfina, a serotonina e a dopamina, que provocam sensação de bem-estar.

É perigoso correr ouvindo música alta?
Se você estiver correndo na rua, sim. Por isso, o fone sem fio da Samsung, Gear IconX, tem um modo específico para a prática exercícios na rua: você escuta suas músicas sem deixar de ouvir o que está acontecendo a sua volta.

MENSAGEM_CONFIRMACAO