Nutrição

22/01/2018

*Por Priscilla Martins, endocrinologista

O seu peso pode variar sim ao longo do dia e dos dias. E isso não significa necessariamente que você engordou. Sou extremamente favorável ao hábito de se pesar todos os dias ou com frequência. Tento inserir esse hábito na vida dos pacientes, mas muitos ficam desanimados ou preocupados com a grande variação de peso. Explico que isso pode acontecer e é absolutamente esperado. Não deve ser motivo de insegurança ou sensação de insucesso.

Oscilações do peso são normais e nem sempre querem dizer que o esforço não está sendo recompensado. Por exemplo, ao acordar sempre estamos mais leves e o peso é menor. Se você se pesar depois de uma refeição, vai pesar mais do que pesou no início do dia. Se há exagero no sal e no álcool em um dia, provavelmente haverá um aumento de peso importante no dia seguinte por retenção hídrica.

Os principais fatores que podem influenciar na alteração do peso ao longo do dia são: jejum, retenção hídrica, treinamento de força, variações hormonais, fase do ciclo menstrual e o uso de alguns medicamentos.

Se pesar frequentemente, no mínimo 3 vezes por semana, ajuda muito quem quer e precisa controlar o peso. Falamos disso no post sobre manutenção do peso.

Balança mede peso e não gordura. É importante estar ciente que a variação do peso não quer dizer necessariamente que você teve aumento de gordura corporal. Se você faz exercícios e está com uma alimentação saudável, a composição corporal importará mais. Você pode ganhar músculos, perder gordura e pode até não emagrecer, mas estará melhorando muito a sua saúde.

Resumindo:

Entenda que o peso sofre flutuações e não desanime!

Pese-se sempre no mesmo horário no mínimo 3 vezes por semana;

Estimule seu intestino a funcionar regularmente;

Tome muita água;

Avalie sempre sua dieta e pratique atividade física.

Não tenha medo da balança!

MENSAGEM_CONFIRMACAO