Nutrição

14/02/2018

*Luana Rocha, coordenadora da BT Nutrition

Carnaval não tem jeito. A gente bebe demais, esquece de se hidratar e fica muito tempo sem comer (ou come os alimentos mais pesados!)durante uma semana inteira. Agora que o Carnaval acabou, é hora de descansar e se recuperar dos excessos para voltar à rotina.

1. Beba muito líquido. Água natural, isotônicos, água de coco... invista na hidratação! No escritório, lembre-se de encher a garrafinha mais vezes nos próximos dias. Assim você ajuda seu corpo a liberar as toxinas, o que vai reduzir seu inchaço. Se você bebeu álcool demais, essa dica é ainda mais importante, porque as bebidas alcoólicas estimulam a perda de água pela urina.

2. Aposte nas frutas e verduras: as vitaminas e minerais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, prevenção de doenças e excelentes antioxidantes.

3. Não se empolgue nos chás diuréticos: se consumiu bebida alcoólica, evite chás diuréticos. O álcool já tem essa função. Combinar os dois não vai ser bom e pode piorar sua ressaca.

4. Deixe os industrializados de lado. Embutidos, doces, frituras, alimentos gratinados, molhos cremosos, queijos gordos, manteiga, creme de leite vão retardar sua recuperação.

5. Dê preferência a alimentos assados, cozidos e grelhados. Existem várias receitas fáceis e gostosas de legumes e carnes com esse estilo de preparo na internet. Nos próximos dias, programe suas marmitas com essas opções. Você vai perceber que vai fazer a diferença.

6. Opte por carboidratos de boa qualidade! Aveia, cereais integrais, frutas... Reforce seu café da manhã com esses alimentos.

7. Faça lanches intermediários práticos para não precisar comer uma quantidade muito grande nas principais refeições.

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