Performance

07/03/2018

*Por Alexander Kopelman, ginecologista e professor da Unifesp

Qual é a importância de se exercitar para que o ciclo menstrual ''funcione'' de uma forma mais saudável/regular?

A atividade física regular reduz o estresse e distúrbios do sono, que são duas causas importantes de irregularidades menstruais, que podem ser desde ciclos mais longos até a ausência de fluxo menstrual.

A atividade física influencia na produção dos hormônios que regem nosso ciclo? Como?

Exercícios feitos com muita frequência, como ocorre com muitas atletas, podem elevar a ausência de menstruação. Isso pode ocorrer com 50% das corredoras competitivas e 25% de corredoras não competitivas. É resultado da produção de alguns neurotransmissores específicos nessas mulheres, provocando bloqueio do ciclo menstrual. Deve ser tratada precocemente pois pode provocar perda óssea.

Quais são as melhores fases do ciclo para fazer uma atividade física mais intensa? Quando estamos ovulando?

A melhor fase para exercícios intensos é a primeira do ciclo e a fase peri-ovulatória, ou seja, próximo do 14º dia do ciclo. Durante esse período, há níveis crescentes de estrógenos e testosterona, que podem melhorar o desempenho. Para as mulheres que sofrem com TPM, essa também costuma ser a fase do ciclo em que esses sintomas estão mais amenos.

Existe algum período em que é preciso pegar mais leve?

Durante a menstruação, muitas mulheres sentem cólica, mal-estar... Não há motivos para reduzir o ritmo de exercícios em alguma fase específica do ciclo. O que acontece com algumas mulheres é que a TPM e ou as cólicas são tão intensas que não conseguem manter o mesmo desempenho perto e durante o período menstrual. Não há motivo para deixarem de praticar os exercícios nesse período, caso não apresentem um desconforto incapacitante. Nesse caso, os exercícios promovem a liberação de neurotransmissores que provocam sensação de bem-estar, aliviando a TPM. Para essas mulheres, o uso de contraceptivos hormonais pode melhorar esses sintomas e ajudar a manter o ritmo dos exercícios durante todo o mês.

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