Performance

10/05/2018

Renata Lage, de 42 anos, começou a treinar no início de 2016. Com foco em perder uns quilinhos, a administradora tomou gosto, colocou a atividade física na rotina e se empolgou. Mas no meio desse percurso, recebeu um diagnóstico de câncer de mama e precisou fortalecer não só o corpo, mas também os pensamentos positivos. Hoje ela está curada. Além da alimentação balanceada e dos exercícios regulares, mentalizar coisas boas foi fundamental para que Renata vencesse o câncer.

“Eu sempre tive uma cabeça muito positiva. Em nenhum momento eu perdi o sono. Eu tinha um filho de 10 anos para criar e não fiquei naquele pensamento por que aconteceu comigo”, explica Renata. Ela acredita que essa sua postura amenizou os efeitos mais fortes da quimioterapia, como enjoos e dores.

Além de continuar trabalhando, cuidando do filho e cozinhando, Renata não largou a Bodytech Rio Sul graças ao professor Bruno Ferreira, que insistiu para que ela não deixasse a academia. Por causa do tratamento, tudo precisou mudar. Bruno adaptou a frequência, a intensidade e os exercícios. De quase todos os dias,  ela começou a ir só três vezes na semana. O “apoio incondicional”, como a própria diz, foi demonstrado de várias formas. Bruno pesquisou muito para adaptar os treinos da melhor forma, acompanhava Renata nas consultas médicas e não deixava que ela desanimasse. “Em diversos momentos, não sabia se estava cansada por preguiça ou por causa do tratamento, mesmo assim ele não me deixou parar”, conta ela.

Manter o corpo em movimento nesse período funcionou como um medicamento. “Foi muito mais que musculação, foi uma terapia”, diz Renata. Além de diminuir o cansaço e aumentar a imunidade, ir até a Bodytech, receber o carinho da equipe e reforçar a ideia “que a vida não para” foram cruciais para seu emocional.

Foram mais ou menos 12 meses de tratamento, entre quimioterapia e radioterapia. No fim do ano passado, Renata ficou curada e para comemorar se inscreveu em uma competição. Correu 5km ao lado de Bruno e passou pela linha de chegada com a certeza de que aquela fase tinha acabado e que muitas surpresas ainda viriam.

MENSAGEM_CONFIRMACAO