Performance

11/05/2018

*Blog BT conversa com Luis Cláudio Fortunato, instrutor do Indoor Cycle

Como funciona esse tipo de interação, o papel do professor muda em aulas que contam com esse recurso?

Na verdade isso tudo é o processo evolutivo nas aulas de Indoor Cycle na BT. Começamos com bikes "analógicas" e hoje temos um perfeito centro de treinamento capaz de atender do iniciante ao atleta de alto rendimento. Acredito também que nesse mesmo embalo evolutivo, o papel do professor tenho mudado bastante, pois ele hoje pode ser considerado um gestor de resultados.

Os resultados são os mesmos?

Sem sombra de dúvida não! Como disse anteriormente, a atividade evoluiu muito e hoje pode sim proporcionar bons resultados em um amplo espectro de possibilidades. Pelo aplicativo, você pode prescrever o treino e acompanhar a evolução do mesmo de forma instantânea.

Por que isso virou tendência? Tem relação com a segurança?

Surgiram no meio ciclístico, novas formas de se mensurar a intensidade do exercício. Hoje a mais buscada é a potência, representada em watts. Trata-se de uma das mais procuradas maneiras de se controlar/prescrever a intensidade do treino. Pensando na segurança e na integridade física, ciclistas e triatletas vem em larga escala, usando cada vez mais estas tecnologias para treinar de forma indoor, o que explica esta grande procura pela telemetria de dados em Studios de Bike.

A gamificaçao nas aulas de bike é para todo mundo?

Sim! É uma solução perfeita para controlar grupos heterogêneos em termos de condicionamento físico, uma vez que se consegue monitorar todos pelas telas. Beira a "realização" de um sonho poder treinar com segurança, qualidade e principalmente de um jeito individualizado.

Qualquer um consegue se adaptar?

Esse é o segredo do sucesso! É TOTALMENTE ajustável ao seu nível de condicionamento através de um teste de esforço, protocolado cientificamente. Não tem erro! Associando seus dados pessoais como idade, sexo, peso, altura e o resultado deste teste de esforço em um aplicativo, você faz o login, reserva sua bike e treina sem competir ou se comparar com os outros participantes, pois o mesmo se ajusta ao seu nível de condicionamento e te proporciona alcançar as metas prescritas pelo professor. E ainda melhora o cenário, já que quando o treino é encerrado, 5 a 10 minutos depois, você recebe um e-mail com o resumo do seu treino em gráficos de facil entendimento e que proporciona ao praticante acompanhar essa evolução treino a treino. Resumindo, esta tecnogia é muito mais que uma "class gamefication" e sim um gestor da atividade.

MENSAGEM_CONFIRMACAO