Disciplina é a melhor amiga dos pequenos bailarinos

Kids

28/06/2018

*Por Liliane Brumiller, master trainer Dança Kids

A dança, em geral, é uma modalidade que se caracteriza pela exigência de disciplina. Mas ela não é só uma característica e sim uma exigência aos praticantes dessa arte desde as primeiras idades. Disciplina é a palavra chave para o sucesso, tanto do profissional, quanto da criança. Ter disciplina é respeitar as regras e na dança podemos citar algumas delas:

Vestimenta

O uso do uniforme é parte integrante da disciplina. Cada peça contribui para melhores resultados durante as aulas. O uniforme permite melhor visibilidade das linhas corporais das crianças, o que facilita ao professor realizar as devidas correções quando necessário. Dessa forma, é possível minimizar o risco de lesões e o desenvolvimento de movimentos errados (chamados de vícios motores) que, com o passar do tempo, poderiam ser automatizados, dificultando ou até impossibilitando a execução correta dos movimentos. Portanto, o uso do uniforme é imprescindível durante as aulas e ensaios de dança, pois além de favorecer os movimentos, as crianças poderão realizá-los de maneira mais confortável, adequada e segura. Se você tiver dúvida sobre o uniforme específico que seu filho deve usar, procure o professor ou a coordenação.

Sapatilhas (ballet e jazz)

O uso de sapatilha é obrigatório nas aulas de ballet e jazz. Quando as crianças fazem as aulas descalças, o trabalho de giros fica extremamente prejudicado, os dedos podem se prender ao chão ou se separar, o que levaria a situações de entorses ou fraturas nos dedos e tornozelo.

Além da questão de segurança, as sapatilhas dão mais leveza aos bailarinos. Sem o sapato adequado, a execução de muitos movimentos da dança ficariam comprometidos porque não haveria o atrito ou a resistência necessária para a impulsão e aterrissagem adequada. Portanto, lembre-se sempre de colocar as sapatilhas na mochila do seu filho. Os pés dele agradecerão!

Cabelos presos

Prender os cabelos para as aulas de dança vai além da estética ou tradição. É uma questão de funcionalidade, segurança e disciplina. Cabelos, fios e franja caindo no rosto atrapalham a execução dos movimentos de giros, grandes saltos e deslocamento porque tiram o senso de direção e a concentração.

Além disso, com a velocidade do giro da cabeça, os fios podem se tornar perigosos para os olhos, como uma navalha, provocando até cortes. As crianças devem estar com os cabelos presos de acordo com a modalidade. Nas aulas de Ballet, deve-se usar coque com a franja também presa (quando ela ultrapassar a linha dos olhos).

Já nas aulas de Jazz e Sapateado, as crianças podem usar coque ou rabo de cavalo. Capriche no penteado para que elas arrasem na aula!

Compromisso com horário

Trânsito, imprevistos domésticos, despertador que não toca... Há muitos motivos para justificar a falta de pontualidade. Claro que todo mundo está sujeito a um imprevisto, mas atrasos recorrentes na rotina das crianças podem se tornar um problema sério na vida delas. E o papel dos pais é dar o bom exemplo neste assunto! Em nossas aulas de dança, o tempo é dividido em aquecimento, parte principal e volta à calma.

Chegar no horário, ou com uns 15 minutos de antecedência, é importante por várias razões. A principal delas é a contribuição para a formação de um indivíduo capaz de respeitar regras e normas e conviver em sociedade. Isso contribui para que a criança aprenda na prática os benefícios de participar de uma aula desde o princípio, sem interromper uma explicação ou desviar a atenção das crianças que respeitaram a regra da pontualidade.

MENSAGEM_CONFIRMACAO