Nutrição

06/07/2018

*Por Priscilla Martins, endocrinologista

Aquela sensação de prazer que temos ao saborear a macarronada de domingo, o chocolate da infância ou aquele cheirinho de bolo das tardes chuvosas. Quem não tem um lembrança gostosa relacionada a algum tipo de comida?

Existem certos alimentos ou pratos que nos fazem sentir tão bem porque lembram momentos da nossa vida que foram importantes para nós. Quando os alimentos têm uma relação emocional para nós podem ser considerados alimentos conforto. Um alimento pode ter um significado para uma pessoa e outro totalmente diferente para outra.

São as experiências pessoais vividas que registram na nossa memória emoções ligadas aos cheiros, as texturas e os sabores, tornando esse processo de escolha bem mais complexo do que imaginamos. Então, qual o problema com os alimentos conforto? Não é preciso ter fome para desejar ingerir esses tipos de alimentos, ou seja, tem mais relação com a vontade de comer, com sentimento, com a necessidade de satisfazer momentaneamente uma emoção.

Geralmente são alimentos ricos em calorias, gorduras ou açúcares e estimulam determinadas áreas cerebrais ligadas ao prazer e à recompensa. Consumidos com regularidade, vão gerar calorias extras e estas, por sua vez, vão fazer você ganhar peso.

O fato deste mecanismo ter uma apelo emocional forte muitas vezes faz com que você coma sem nem pensar! Não significa que você não deva consumir esses alimentos, mas pode usar a consciência a seu favor não consumindo exageradamente nos momentos de estresse ou ansiedade, como uma compensação para manter aquela sensação boa.

É importante que você reconheça e perceba essa atitude, pois possibilita buscar alternativas para fazer escolhas mais saudáveis e menos calóricas. E você? Qual o seu alimento conforto? 😋Qual o alimento faz você ter uma recordação gostosa? Conta pra gente!😘

MENSAGEM_CONFIRMACAO